Entenda por que o gol de Griezmann contra a Tunísia foi anulado
Bola do chute francês veio de cabeçada do zagueiro tunisiano Talbi, mas Fifa entende que, quando jogador está desequilibrado e sem capacidade de estabelecer posse, toque na bola é considerado desvio
A Tunísia venceu a França por 1 a 0 na última rodada do Grupo H da Copa do Mundo nesta quarta-feira, mas foi por pouco. No último minuto dos acréscimos do segundo tempo, Antoine Grizmann marcou um gol que empataria o jogo. Contudo, o árbitro Mark Conger foi chamado pelo VAR, operado pelo catari Abdulla Al-Marri, e anulou o tento, marcando impedimento do francês. Veja no vídeo abaixo:
Aos 52 min do 2º tempo - revisão do VAR de Antoine Griezmann da França contra a Tunísia
Apesar que a bola chutada por Griezmann tenha vindo de uma cabeçada do zagueiro Talbi, o tunisiano estava desequilibrado por Kolo Muani, sem capacidade plena de dominar a bola. Conforme explicou Sandro Meira Ricci no sportv, a Fifa estabeleceu recentemente que, nessas condições, a jogada é considerada um desvio, não um passe. Com isso, a origem do lance se tornou o cruzamento de Tchouaméni, e nesse momento, Griezmann aparecia impedido.
Árbitro Mark Conger anula gol de Griezmann contra a Tunísia — Foto: EFE/EPA/Noushad Thekkayil
- Na hora, eu achei que tinha sido gol, depois ele apitou e disse que era impedimento. O importante é que eu não tinha a intenção de jogar a bola no meio. Depois como o zagueiro tocou a bola, acabou ficando confuso - lamentou Griezmann em entrevista pós-jogo.
O atacante diminuiu a importância da derrota para a Tunísia.
- É complicado jogar esse tipo de jogo, quando se está classificado e tem muita mudança no time, usamos muito reservas. Muitos deles jogaram seu primeiro jogo de Copa do Mundo como titular e fica complicado. Eles deram tudo de si. Enfim, estamos classificados em primeiro lugar e isso que é o importante - concluiu o atacante.
Fonte: https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/11/30/entenda-por-que-gol-de-griezmann-contra-a-tunisia-foi-anulado.ghtml