Após erro de contagem, nova eleição para escolha do ouvidor da Polícia de SP é marcada para o dia 25 de julho

Falha em sistema eletrônico fez com que um dos candidatos recebesse mais votos do que o real. Por conta do problema, governo paralisou seleção e manteve o ouvidor Elizeu Lopes no cargo. Data foi publicada no Diário Oficial desta terça (5).O governo de São Paulo marcou para o dia 25 de julho a eleição para a escolha do ouvidor das Polícias de São Paulo. O processo foi suspenso pela gestão estadual no final de 2021 após um erro na contagem dos votos. A nova data foi publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (5). "A Secretaria Executiva do CONDEPE fará publicar a convocação dos membros efetivos para reunião destinada à votação para escolha das candidatas e dos candidatos que comporão a lista tríplice, a ser realizada em 25 de julho de 2022". A Ouvidoria é um órgão que recebe denúncias contra irregularidades cometidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e seus agentes e pede que elas sejam apuradas pelas autoridades. Uma falha no sistema eletrônico fez com que o atual ouvidor e candidato à reeleição, recebesse o dobro de votos. Por conta do problema, o governo paulista decidiu paralisar a seleção e manteve Elizeu Lopes no cargo. À época, a medida gerou protestos. Manifestantes da Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio chegaram a ocupar o terceiro andar do prédio da Ouvidoria, contrários à manutenção de Elizeu.

Após erro de contagem, nova eleição para escolha do ouvidor da Polícia de SP é marcada para o dia 25 de julho

O governo de São Paulo marcou para o dia 25 de julho a eleição para a escolha do ouvidor das Polícias de São Paulo. O processo foi suspenso pela gestão estadual no final de 2021 após um erro na contagem dos votos. A nova data foi publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (5).

"A Secretaria Executiva do CONDEPE fará publicar a convocação dos membros efetivos para reunião destinada à votação para escolha das candidatas e dos candidatos que comporão a lista tríplice, a ser realizada em 25 de julho de 2022".

A Ouvidoria é um órgão que recebe denúncias contra irregularidades cometidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e seus agentes e pede que elas sejam apuradas pelas autoridades.

Uma falha no sistema eletrônico fez com que o atual ouvidor e candidato à reeleição, recebesse o dobro de votos.

Por conta do problema, o governo paulista decidiu paralisar a seleção e manteve Elizeu Lopes no cargo.

À época, a medida gerou protestos. Manifestantes da Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio chegaram a ocupar o terceiro andar do prédio da Ouvidoria, contrários à manutenção de Elizeu.

A Rede é uma organização sem fins lucrativos, composta por familiares e amigos de vítimas de violência no estado. Seu membros são voluntários e profissionais de diferentes áreas da sociedade.

 

Condepe

 

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) de São Paulo, que realizou a eleição, errou na contagem dos votos, "contabilizando 8 votos para Elizeu, que havia recebido apenas 4 votos".

O Condepe confirmou ter ocorrido um erro de digitação que alterou a escolha do novo ouvidor na lista tríplice. O problema foi identificado em novembro de 2021, quando o Diário Oficial do estado publicou os nomes dos três candidatos indicados para ocupar o cargo.