Beber suco de beterraba melhora desempenho no treino, diz pesquisa

Rica em nitrato, a beterraba contribui para o aumento da força muscular. Consumo permitiu que voluntários aumentassem a força em 7%

Beber suco de beterraba melhora desempenho no treino, diz pesquisa

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriram que o suco de beterraba pode ser um grande aliado para as pessoas que querem melhorar o desempenho nos treinos de ganho de massa muscular.

A bebida aumenta significativamente a força muscular, permitindo que os praticantes de musculação levantem cargas mais pesadas ​​e realizem maior número de repetições.

 

Em um estudo publicado em 6 de janeiro na revista Acta Physiologica, os cientistas explicam que certos vegetais, como a beterraba, são ricos em nitrato. A substância ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, aumentando a quantidade de oxigênio que chega aos músculos, e por isso está associada ao ganho de resistência física.

 

Pré-treino

A pesquisa contou com a participação de 10 homens saudáveis com idades entre 20 e 30 anos. Eles seguiram uma dieta pobre em alimentos com nitrato nos três dias anteriores ao início do experimento.

Em seguida, foram divididos em dois grupos. Cinco deles tomaram uma bebida pré-treino com a quantidade de nitrato equivalente à encontrada em um copo de suco de beterraba. Os demais consumiram uma bebida sem nitrato. Nenhum deles sabia o que estava consumindo.

Três horas depois, os participantes fizeram uma série de exercícios físicos com 60 contrações dos músculos dos quadríceps – localizado na frente da coxa – enquanto a perna dominante estava presa à alavanca de uma máquina.

Com a ajuda de um equipamento de pulsões elétricas, os pesquisadores conseguiram medir a força muscular aplicada durante o experimento. Aqueles que tomaram a mistura com nitrato tiveram um torque – momento de força – 7% maior comparado aos demais.

 

Biópsias dos músculos da perna foram coletadas em três momentos: após o consumo da bebida e antes e depois dos exercícios. Os participantes que consumiram a bebida com nitrato tinham níveis mais altos da substância nos músculos.

“Este estudo fornece a melhor evidência até o momento sobre os mecanismos por trás do motivo pelo qual o nitrato melhora o desempenho muscular humano”, escreveu a fisiologista Andy Jones, da Universidade de Exeter.

 

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/beber-suco-de-beterraba-melhora-desempenho-no-treino-diz-pesquisa