Consumo de chocolate contribui com bem-estar de pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos, diz USP

Estudo da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto sugere benefícios e possibilita novas estratégias de tratamento. Alimento foi considerado para pesquisa por ser nutritivo e de fácil aceitação.

Consumo de chocolate contribui com bem-estar de pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos, diz USP

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) sugere que o chocolate pode estar relacionado a uma melhora significativa no estado nutricional de pacientes idosos com câncer em cuidados paliativos, além de contribuir com a diminuição de sintomas como dor e náusea e reduzir a produção de uma substância relacionada ao estresse oxidativo (condição biológica que gera dano ao material genético).

A notícia é animadora, principalmente para a área de cuidados paliativos, porque mostra novas estratégias que podem ser utilizadas no tratamento.

"Mostra que a gente tem muito o que fazer nos cuidados paliativos. A gente consegue identificar e se inspirar no fato de que nós temos, através dos alimentos, muitas estratégias para cuidar do nosso paciente e da família dele", explica a nutricionista Josiane Cheli Vettori, uma das autoras do estudo, publicado no BMC Palliative Care.

"Mostra que a gente tem muito o que fazer nos cuidados paliativos. A gente consegue identificar e se inspirar no fato de que nós temos, através dos alimentos, muitas estratégias para cuidar do nosso paciente e da família dele", explica a nutricionista Josiane Cheli Vettori, uma das autoras do estudo, publicado no BMC Palliative Care.

Por quatro semanas, os voluntários dos primeiros dois grupos, recebiam, diariamente, cinco quadradinhos de chocolate para consumir ao longo do dia.

Pacientes que comeram chocolate 55% cacau tiveram melhora significativa no estado nutricional. "Tanto é, que nenhum deles, ao final da pesquisa, estava desnutrido".

Outro resultado interessante dentro deste grupo é que os pacientes tiveram melhora de qualidade de vida.

"Principalmente com relação a parâmetros de funcionalidade e diminuição de sintomas. Isso é muito importante, porque os sintomas são muito debilitantes e muito frequentes, de dor, de náuseas. E diminuíram significativamente", avalia Josiane.

No grupo dos pacientes que receberam chocolate branco, houve diminuição de uma substância relacionada ao estresse oxidativo, que gera danos nas células.

"É algo que o câncer, a progressão da doença oncológica, gera muito desse estresse oxidativo, porque ele gera muito dano ao material genético. E a gente conseguiu avaliar que nesses pacientes houve a diminuição de uma substância que está relacionada com o aumento do estresse oxidativo".

 

Preferência nacional

 

A escolha do chocolate para a pesquisa se deu, justamente, por ser o alimento de maior aceitação entre as pessoas, além de extremamente nutritivo.

O consumo de chocolate é alto no Brasil. Uma pesquisa do Instituto Kantar encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), por exemplo, aponta que mais de 1,1 bilhão de unidades foram consumidas somente dentro dos lares em 2021, crescimento de 27% comparado ao mesmo período de 2020.

"O chocolate tem uma série de funcionalidades, principalmente atribuídas a uma substância que chama polifenois. É associado a diversos benefícios, como diminuição de doenças cardiovasculares, regulação de pressão arterial, melhora do humor", conta a nutricionista.

Josiane aponta que vários estudos mostram os efeitos benéficos do consumo de chocolate, mas, nessa população específica, não havia informação suficiente.

"Essa população de pacientes com câncer, que já estão debilitados e em cuidado paliativo, sofrendo um processo de deterioração do estado nutricional, não existia na literatura. A gente pensou em trabalhar com esses pacientes para oferecer, realmente, possibilidades e ver o quanto isso pode ser ou não significativo para eles"

Ainda segundo Josiane, pensar em uma estratégia nutricional que, além de fornecer nutrientes para o corpo, pudesse contribuir para melhora da qualidade de vida e o bem-estar desses pacientes foi o caminho mais óbvio para chegar ao chocolate.

"É um alimento saboroso, palatável, tem características organolépticas que lhe são muito favoráveis ao consumo, o paciente tem fácil acesso, é fácil de encontrar".

 

Incidência de câncer no Brasil

 

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Em nível global, uma em cada seis mortes estão relacionadas à doença.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 é de que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).

O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Segundo o INCA, os tipos de câncer mais frequentes em homens, à exceção do câncer de pele não melanoma, serão próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).

Nas mulheres, exceto o câncer de pele não melanoma, os cânceres de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,5%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%) figurarão entre os principais.

Ainda segundo o instituto, o câncer de pele não melanoma representará 27,1% de todos os casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres.