Veja 11 erros mais comuns cometidos por jovens profissionais

Presumir que sabe tudo e recusar a aprender com os próprios erros são algumas das atitudes que podem prejudicar o sucesso profissional dos jovens.

Veja 11 erros mais comuns cometidos por jovens profissionais

Com entrada cada vez mais cedo no mercado de trabalho, os jovens profissionais são inseridos em um cenário empresarial que requer múltiplas habilidades e técnicas para atender às expectativas.

Segundo o professor de comportamento organizacional Steffen Raub, da Ecole hôtelière de Lausanne, universidade de gestão de hospitalidade suíça, melhorar as habilidades de redação e comunicação em negócios e valorizar a aprendizagem ativa, que implica aprender com os próprios erros e dos outros, são algumas atitudes essenciais para a carreira.

"A trajetória profissional envolve uma série de desafios e, para enfrentá-los, é importante ter a consciência de que imprevistos e erros podem acontecer", diz.

Veja 11 erros e dicas de Steffen Raub que ele considera determinantes para a evolução profissional dos jovens:

Dispensar o valor das posições iniciais

 

Enquanto você pode aspirar a subir a escada corporativa e atingir altos cargos, com altos salários, perceba que seu avanço na carreira começa na parte inferior. Aprenda o máximo que puder de cada trabalho e cargos que tiver, enquanto se prepara para mais responsabilidade e prestígio no futuro.

 

Presumir que sabe de tudo

 

Claro, você passou alguns anos treinando e investindo em sua vida profissional, mas ainda precisa aprender muito. Permaneça como um estudante vitalício durante toda a sua carreira.

 

Esquecer de fazer um bom networking

 

As relações que você faz durante sua trajetória profissional podem ser inestimáveis para o seu futuro. Aprenda coisas novas, descubra novas posições e ajude outras pessoas a alcançarem também os seus objetivos, assim, fazer bons contatos se tornará um hábito.

 

Estar despreparado para reuniões ou chegar atrasado

 

Demonstre sua dedicação à sua empresa e compromisso com o trabalho em equipe ao se preparar para as reuniões com antecedência e chegar no horário. Essas ações também mostram suas contribuições para a empresa e apoiam sua reputação profissional.

 

Se envolver em fofocas ou dramas de escritório

 

O drama pertence à televisão, não ao escritório. Evite compartilhar detalhes sobre sua vida privada, fofocando sobre colegas de trabalho ou criticando seu chefe. Mantenha o foco em suas tarefas e incentive seus colegas a permanecerem positivos e concentrados também.

 

Fazer apenas o necessário

 

Se você estiver satisfeito em fazer apenas a quantidade mínima de trabalho necessária para sobreviver ainda receberá seu pagamento no final do mês. Porém, dessa forma, você não se destacará entre seus colegas, não ganhará o direito de pedir um aumento nem de receber melhores oportunidades de trabalho. Invista sempre em sua carreira e dê sempre o seu melhor.

 

Não ler sobre seu segmento ou indústria

 

Você será mais eficaz no seu trabalho quando ficar antenado nas tendências do setor, práticas e mudanças de liderança. Acompanhe o que está acontecendo em seu meio profissional por meio de publicações específicas e pela internet e fique atento a futuras demandas do mercado.

 

Não se vestir profissionalmente

 

A maneira como você se veste dá suporte à sua reputação profissional e pode motivá-lo a trabalhar mais. Quando você se veste profissionalmente também deixa uma boa impressão nos clientes.

 

Não revisar os e-mails antes de enviar

 

Os e-mails que você envia para clientes e colegas podem afetar seu trabalho e sua reputação. Reveja a gramática, ortografia, o tom e a precisão antes de pressionar o botão enviar.

 

Não saber pedir ajuda ou demonstrar gratidão

 

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Seja inteligente para procurar ajuda quando se sentir sobrecarregado ou tiver dúvidas. Então, lembre-se de agradecer às pessoas que ajudaram você a construir relacionamentos mais fortes e mutuamente benéficos.

 

Recusar a aprender com seus erros

 

Todo mundo comete erros. Em vez de ficar desanimado, apático ou frustrado, esforce-se para aprender e crescer. Permita que seus erros façam de você uma pessoa e profissional melhores.