RJ confirma segunda morte por varíola dos macacos no Brasil
Um homem de 33 anos com comorbidades que estava internado em um hospital de Campos dos Goytacazes se tornou a primeira vítima fatal da varíola dos macacos no Estado do Rio de Janeiro, informou nesta segunda-feira a Secretaria Estadual de Saúde, confirmando o segundo óbito no país pela doença.
"Ele apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro da varíola dos macacos. O paciente apresentou complicações e precisou ser transferido para leito de UTI no dia 19. O óbito aconteceu na manhã desta segunda-feira", disse a secretaria em nota.
A Secretaria de Saúde da cidade de Campos está monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente e, até agora, nenhuma delas apresentou sinais ou sintomas de infecção pelo vírus, de acordo com a pasta estadual.
Assine a Dizem Estudos, newsletter de ciência do Terra Byte, e receba gratuitamente conteúdo exclusivo no seu e-mail.
Ao se cadastrar o usuário está de acordo com as Políticas de Privacidade
O Brasil registrou em 29 de julho sua primeira morte por varíola dos macacos, de um paciente que estava internado em um hospital de Minas Gerais, também com comorbidades.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a enfermidade uma emergência de saúde global, seu nível mais alto de alerta. A doença, que se espalha através do contato próximo com um indivíduo infectado e com as feridas cheias de pus comuns à doença, raramente é letal.
No Brasil, foram registrados até o momento 2.131 casos confirmados da doença, sendo 1.578 deles apenas em São Paulo.
Fonte:https://www.terra.com.br/byte/ciencia/rj-confirma-segunda-morte-por-variola-dos-macacos-no-brasil,20730467181a52f60a3a1c2130d9254eq39xcsyf.html