Perseidas: como observar chuva de meteoros no Brasil

Espetáculo de estrelas cadentes está prestes a acontecer. Mas lua cheia pode dificultar visibilidade das Perseidas neste ano.

Perseidas: como observar chuva de meteoros no Brasil

Todos os anos, a Terra cruza uma nuvem de detritos cósmicos, e os céus se iluminam à noite com as Perseidas, uma chuva de meteoros. O fenômeno também costuma ser chamado de "estrelas cadentes", por causa da sensação que se tem de observar estrelas caindo no céu.

 

Neste ano, as Perseidas terão o seu ápice de atividade entre 12 e 13 de agosto (sexta-feira e sábado). Elas poderão ser vistas de todo o mundo, embora mais nitidamente do Hemisfério Norte.

 

Por isso, no Brasil, é mais fácil avistá-las no Norte e Nordeste do país. O melhor horário para observar o fenômeno é quando o céu estiver completamente escuro.

 

E é preciso haver que ele esteja limpo.

Mas, infelizmente, neste ano o fenômeno provavelmente não será tão espetacular quanto no ano passado, por conta da Lua cheia — cuja luminosidade atrapalha a visibilidade de outros corpos no céu.

 

"Infelizmente, o pico de atividade das Perseidas deste ano será com as piores circunstâncias possíveis para os observadores", diz Bill Cooke, astrônomo da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) que lidera o departamento de Meteoroides.

 

No Hemisfério Norte, por exemplo, os observadores poderão avistar um número reduzido de estrelas cadentes este ano — talvez entre 10 e 20 por hora em vez de entre 50 e 60.

A Nasa tuitou brincando que os observadores de estrelas verão um "duelo de brilhos" entre o da chuva de meteoros Perseidas e o da Lua cheia.

Fonte:Perseidas: como observar chuva de meteoros no Brasil | Ciência | G1 (globo.com)