Mais Esportes: Pindamonhangaba sedia fase final dos Jogos da Melhor Idade
Competição será entre os dias 8 e 13 de julho. A cidade foi escolhida pelo Governo do Estado devido a sua infraestrutura esportiva
Pindamonhangaba vai sediar a fase final dos JOMI (Jogos da Melhor Idade) entre os dias 8 e 13 de julho. A cidade foi escolhida pelo Governo do Estado de São Paulo devido a sua infraestrutura esportiva e capacidade de organização de eventos de grande porte.
O Comitê Dirigente está trabalhando na infraestrutura para receber cerca de 4 mil pessoas, entre atletas e dirigentes, nos mais de 30 alojamentos. Serão representantes de 185 cidade do Estado de São Paulo, que estarão em Pindamonhangaba competindo em mais de 10 locais – entre centros esportivos, ginásios, piscinas e outros equipamentos esportivos, em 14 modalidades masculinas e femininas para atletas com 60 anos ou mais.
A abertura oficial da competição será no dia 9 de julho, às 13 horas, na Associação Atlética Ferroviária, com o desfile das delegações e competição de coreografia.
Estrutura - A estrutura a qual a Prefeitura está proporcionado para os atletas envolve mais de 30 prédios, entre escolas municipais e estaduais, principalmente. “Algumas áreas das escolas estão sendo adaptadas para se tornarem alojamento para as delegações. Isso envolve sanitários, vestiários, chuveiros, refeitórios, dormitórios, toda a parte elétrica”, resumiu o diretor de esportes, Macedo Guidice.
O secretário de Esportes e presidente do comitê organizador do JOMI, Everton Chinaqui, agradeceu o empenho de várias secretárias da administração municipal. “Toda a administração da gestão Dr. Isael está focada na preparação dos jogos, trabalhando de forma incansável. Agradecemos o empenho de servidores de praticamente todas as secretarias da Prefeitura, que estão trabalhando de forma integrada para o sucesso do evento”, completou Everton Chinaqui.
Ele ainda estendeu agradecimento “às escolas municipais, estaduais e à UniFunvic e ao Anglo, que prontamente cederam suas instalações para servir como alojamento. É uma ação que dependemos de todos unidos para o sucesso dos jogos”.
O prefeito Dr. Isael Domingues explicou que o município deve ter volume muito elevado de pessoas durante os jogos – que acontecem mesmo período das principais festividades de aniversário da cidade. “Pindamonhangaba estará rechegada de atrações, devido ao aniversário serão também um chamariz para cerca de 4 mil pessoas extras, entre atletas e dirigentes, que poderão aproveitar a cidade e tudo que ela oferece e ajudar a promover o turismo e o desenvolvimento econômico”.
Ele destacou que, além das escolas, existe uma grande procura no setor hoteleiro e que, em breve, também vai se expandir para o comércio e rede de supermercados. “É um evento muito bom sob o aspecto econômico para o município, além de propiciar avanços na área social e esportiva”, concluiu.
Embora os jogos comecem dia 8 de julho, parte das comissões já deve chegar alguns dias antes. “Cada cidade tem sua própria organização, de acordo com o calendário dos jogos e logística. Alguns devem chegar dia 4, dia 5, enquanto outros chegam apenas na véspera da abertura. Da mesma forma, eles vão deixando a cidade conforme as competições acabam, sendo que alguns devem sair apenas dia 14 de julho”, explicou o diretor de Esportes, Macedo Guidice.
Os JOMI são realizados pela parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado e a Prefeitura de Pindamonhangaba, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.