Eleições 2022: Justiça Eleitoral inicia nomeação de 11.580 mesários nas cidades da região de Piracicaba

Nomeação ocorre após a convocação dos voluntários. Mesários passarão por treinamento e terão direito a dias de folga do trabalho, além de um auxílio-alimentação para o dia da eleição.

Eleições 2022: Justiça Eleitoral inicia nomeação de 11.580 mesários nas cidades da região de Piracicaba

A Justiça Eleitoral de São Paulo começou nesta terça-feira (5) a nomeação dos mesários que vão trabalhar nas Eleições 2022. Na região de Piracicaba (SP), serão 11.580 mesários nas 18 cidades da área de cobertura do g1.

O processo de nomeação ocorre após a convocação dos voluntários, iniciada há alguns dias e que segue em andamento. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e o eventual segundo será no dia 30 do mesmo mês.

SAIBA TAMBÉM:

 

 

Em Piracicaba serão nomeados 3.528 mesários para trabalhar nas eleições, sendo quatro em cada uma das 882 seções.

Para cada dia de trabalho como mesário e de treinamento preparatório para isso, o eleitor tem direito a dois dias de folga, seja ele funcionário público ou de empresa privada. Nos dias de votação, recebe um auxílio-alimentação de R$ 45.

Os treinamentos para mesário são realizados no formato online, em plataforma disponibilizada pela Justiça Eleitoral.

 

Processo de nomeação

 

As convocações podem acontecer de três formas: via e-mail, aplicativo de mensagens ou carta. A opção da correspondência ocorre somente se não houver êxito nos dois primeiros métodos. Após a confirmação, o convocado tem cinco dias para aceitar ou oferecer o recurso pelo chamamento.

Quando um mesário é convocado, ele deve confirmar se vai atuar ou oferecer recurso para pedir dispensa. Os mesários que confirmaram participação e os que tiveram o recurso negado pela Justiça são nomeados.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) deve publicar os editais de nomeação de todos os mesários e auxiliares até o dia 3 de agosto. Veja a quantidade de mesários nas cidades da região:

Quantidade de mesários por cidade

Cidade Número de mesários
Águas de São Pedro 52
Capivari 476
Charqueada 180
Cordeirópolis 264
Cosmópolis 544
Elias Fausto 168
Engenheiro Coelho 196
Ipeúna 84
Iracemápolis 236
Limeira 2.860
Mombuca 44
Nova Odessa 548
Piracicaba 3.528
Rafard 96
Rio das Pedras 316
Saltinho 76
Santa Bárbara d’Oeste 1.576
São Pedro 336

Fonte: TRE-SP

O trabalho de mesário é obrigatório, mas a dispensa ocorre em casos excepcionais. Além disso, a Justiça definiu quais pessoas não podem atuar na função - veja abaixo.

 

  • Menores de 18 anos;
  • Candidatos e seus parentes (cônjuges e familiares de até segundo grau);
  • Membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva;
  • Servidores da Justiça Eleitoral;
  • Agentes das Polícias Civil e Militar;
  • Agentes das Guardas Civis Municipais e Metropolitana;
  • Agentes de Segurança Penitenciária, de Escolta e Vigilância Penitenciária.

 

 

Como se voluntariar

 

Eleitores maiores de 18 anos que estejam com situação eleitoral regular podem se voluntariar para trabalhar como mesários. De acordo com o TRE-SP, nas últimas eleições 57% dos convocados haviam se inscrito para atuar nos dias de votação.

Para isso, basta preencher a ficha de inscrição na página do tribunal.

 

Eleições 2022

 

As eleições estão marcadas para 2 de outubro, data em que os brasileiros vão eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. Veja o calendário completo.