Conheça 5 vacinas recomendadas especialmente para pessoas com diabetes
Endocrinologista explica que as pessoas com diabetes correm maior risco de infecções e complicações e devem completar calendário de vacinas
A diabetes é um fator de risco para o agravamento de infecções virais e bacterianas, o que aumenta as chances de complicações sérias. Por este motivo, além dos cuidados com o controle dos níveis de insulina, os pacientes devem garantir que o cartão de vacinação dos imunizantes para as doenças preveníveis esteja sempre em dia.
“Muitas pessoas com diabetes desconhecem que a doença traz mais riscos de infecções”, afirma a endocrinologista Marise Lazaretti Castro, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
As infecções respiratórias são as que mais acometem indivíduos com diabetes. Entre elas, destacam-se a pneumonia, influenza e Covid-19, mas há ainda o risco elevado para herpes-zóster e hepatite B. Quanto mais velho é o paciente, menor é o grau de imunidade e de resposta imunológica.
Uma pessoa diabética não vacinada e infectada pelo vírus pneumococo, por exemplo, corre maior risco de apresentar complicações como otite, sinusite, meningite e bacteremia, a presença de bactérias na corrente sanguínea.
“Esses indivíduos devem seguir o calendário e idades indicadas para vacinação, já que a diabetes os coloca em um grupo de maior risco para tais doenças”, explica a médica, que também é diretora da Clínica Croce.
Vacinas indicadas
A lista de vacinas recomendadas para pessoas com diabetes inclui:
- Influenza (preferencialmente a quadrivalente);
- Pneumocócicas conjugadas (VPC10 ou VPC13);
- Pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23);
- Hepatite B;
- Herpes-zóster.
A endocrinologista ressalta que antes de indicar uma vacina para um paciente diabético, é necessário observar fatores como o estágio da diabetes e o tipo de vacina, para confirmar se não há contraindicações e como será a resposta imunológica à fórmula.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/conheca-5-vacinas-recomendadas-especialmente-para-pessoas-com-diabetes