Brasil abre 3ª semana da Liga das Nações contra a Alemanha

Em busca da classificação para as quartas, seleção precisa de vitórias e rendimento melhor

Brasil abre 3ª semana da Liga das Nações contra a Alemanha

A seleção masculina de vôlei começa nesta quarta-feira, às 3h30 (horário de Brasília), a terceira e última semana de jogos da primeira fase da Liga das Nações. Esta etapa será disputada em Osaka, no Japão, e o primeiro adversário será a Alemanha.

 

O jogo tem transmissão ao vivo do sportv2 e acompanhamento em tempo real no ge.

 

Na sequência, o Brasil enfrentará o Canadá, na quinta-feira, a França, na sexta, e encerra a participação nesta fase contra os donos da casa no domingo.

Em sexto lugar, com cinco vitórias e três derrotas em oito jogos, a seleção ainda precisa vencer algumas partidas para ter a vaga assegurada entre os oito times que vão disputar as quartas de final. Mais do que isso, porém, é preciso continuar melhorando o rendimento dentro de quadra que começou aquém do esperado no torneio.

Para garantir que os atletas não sentirão a pressão de ter que ganhar os jogos decisivos, a CBV tem apostado no treinamento psicológico.

- Nossa função é garantir que esteja tudo bem no âmbito da saúde mental. Já avaliamos os níveis de estresse e seguimos monitorando isso. Caso identifiquemos qualquer caso de ansiedade ou algo similar, atuamos junto. s atletas estão sempre sob efeito de estresse, seja o físico, em razão do treino, ou o causado pela cobrança da performance em alto nível. Precisamos cuidar disso, prevenir que eles entrem em um nível de desregulação, de vulnerabilidade emocional. Estamos em uma realidade na qual existe mais pressão, os estímulos vêm de todos os lugares, inclusive das redes sociais. Então a gente precisa ensinar estratégias de autorregulação e descompressão, para que eles estejam preparados e saudáveis para competir e treinar - revela Carla Di Pierro, psicóloga que está em Osaka com a seleção masculina para a reta final da primeira fase.