Bom para saúde, ruim para o sorriso: Alimentos saudáveis que mancham os dentes

Ideal é fazer um bochecho com água logo após o consumo desses produtos, além, é claro, de escovar os dentes após todas as refeições

Bom para saúde, ruim para o sorriso: Alimentos saudáveis que mancham os dentes

O sorriso almejado por todos vai além de dentes perfeitamente simétricos. Engana-se quem acredita que o fenômeno do escurecimento dos dentes é condição exclusiva dos fumantes ou daqueles que não têm o hábito da escovação. A alimentação também é um fator que interfere no tom da dentição.

Entre os alimentos que podem alterar a pigmentação dentária estão a beterraba, mirtilo, açaí e chás. Os alimentos ácidos, por sua vez, danificam o esmalte e favorecem as manchas. Para evitar que isso aconteça, o ideal é fazer um bochecho com água logo após o consumo desses produtos, além, é claro, de escovar os dentes após todas as refeições. 

Quando em contato com dentes com esmalte desgastado, esses alimentos cromógenos grudam na porosidade e têm o poder de alterar a coloração do sorriso. Para te ajudar a evitar esse problema, listamos os principais alimentos deste grupo:

Milho: Por mais natural e delicioso que seja, o milho em excesso pode replicar o tom amarelinho de seus grãos nos seus dentes. Coma com moderação.

Rúcula: Apesar de saudável, tanto a rúcula quanto as outras folhas escuras têm grande probabilidade de causar o escurecimento dentário.

Beterraba: Mesmo naturais, os compostos responsáveis pela pigmentação deste alimento são capazes de causar danos permanentes ao seu sorriso. Evite-a, principalmente, em forma de suco.

Frutas: Algumas frutas dão sinais imediatos que são cromógenos. É o caso do morango, do açaí, da ameixa e da amora, todos mancham os dentes logo na primeira mordida. Ingerir esses frutos com frequência pode danificar a dentição.

 

Fonte:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/saude/bom-para-saude-ruim-para-o-sorriso-alimentos-saudaveis-que-mancham-os-dentes,e3161936d42fc7865d1f63651af73c09kh2qfhge.html